Surf, amor de muitos!

O surf é um esporte radical muito antigo, por volta de 1777 o navegador inglês James Cook viu pela primeira vez um surfista ao chegar no Havaí, e assim descobriu-se o surf pelo mundo desenvolvido na época. O surf ainda era um esporte primitivo, utilizavam-se tábuas de madeira compridas para se equilibrar sobre as ondas, fazendo que a prática do surf fosse mais perigosa e mais difícil.

Conforme o passar o tempo, mais e mais pessoas se tornaram adeptas ao esporte que até hoje possui sua “capital” no Havaí. Diferentemente de tempos passados, o surf hoje é muito mais tecnológico, por conta dos equipamentos de segurança existentes e novos métodos para se surfar ondas muito maiores. Um exemplo disso é o uso de jet skis e coletes salva-vidas, utilizado pelos melhores surfistas que querem se aventurar em ondas gigantes como em Nazaré, Jaws, Mavericks e muitos outros spots de ondas enormes.

Para entender o surf é simples, você rema em uma onda até que ela tenha força o suficiente para te carregar, então fica em pé sobre a prancha e curte o momento. Para evitar ficar sem prancha no mar hoje existem Leashes, que são como coleiras para sua prancha amarradas ao seu pé que não deixam você perder sua prancha no outside. Além disso, muitas pessoas que surfam em lugares mais frios utilizam roupas inteiras de neoprene, os famosos Long Johns, para evitar muito frio e conseguirem praticar melhor o esporte. No calor, grande parte dos atletas surfam sem camiseta, porém isso raspa a barriga, logo a indicação para quem está iniciando é a utilização de camisetas de lycra.

No Brasil, o cenário do surf está cada vez maior e mais importante no mundo afora. Atletas como Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo são referência para surfistas do mundo todo, fazendo com que o Brasil seja bem respeitado no surf. Alguns picos ótimos para surf no Brasil são: Maresias, Ilha do mel, Guarda do Embaú, Joaquina, Fernando de Noronha, Barrinha, Itacoatiara, Torres, Camburí, Vila Velha, Guarujá dentre muitos outros em outros estados do nosso País.

 

é claro, para praticar o esporte, não deixe de utilizar nossos Shorts de Banho

 

Post by Caue Rocha - Surf Consulting da shortsdebanho.com.br e também do The Beach Blog

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados